Entrevista Vera Susi

Bom dia. A série “Entrevista de Domingo” ouve nesta edição uma mulher. E a única presidente de uma escola de samba na Grande Florianópolis. Estamos falando de Vera Susi Rita, 40 anos, formada em Administração e Gestão de Negócios e que comanda a escola de samba Futsamba Josefense. Ela que hoje atua como Educadora Social com jovens das comunidades da Região Metropolitana.

1- Como é ser a única mulher presidente de uma escola de samba?

Hoje, depois de muita luta, as mulheres conseguiram lugares de destaque em outras profissões que eram consideradas somente lugar de homem. No mundo do Carnaval não é diferente, no começo, foi complicado fazer com que respeitassem minhas opiniões e decisões, a maioria achava que estava nessa posição apenas por conveniência. Mas com muita paciência me impus e soube fazer com que me respeitassem e acima de tudo respeitassem minhas opiniões e decisões. Meu voto tem o mesmo poder dos demais Presidentes, então, temos que ter o mesmo poder de opinião nas reuniões.  

2- O que levou você a ingressar no samba?

Sempre estive envolvida com o Carnaval, desde criança já saía nas Escolas de Samba. O amor pelo Carnaval veio incentivado pelo meu tio " Mozinho", hoje já falecido, que fazia parte da Diretoria da Copa Lord, mas sempre saía em todas as Escolas.

3- As presidentes de escolas de samba do Eixo Rio-São Paulo lhe inspiram?

A forma de liderança e a dedicação da Regina Celi, Presidente da Salgueiro, é minha inspiração para continuar nesse mundo quase todo masculino.

4- A mulher, no carnaval, é mais vista em postos de destaque e que atraem a mídia. Como você avalia isso

Isso é um processo natural. Há algum tempo as mulheres eram somente vistas na ala de Passistas ou à frente da Corte da Escola. De um tempo pra cá, as mulheres começaram a se destacar em outros cargos. Isso é um processo Natural que aos poucos está mudando. Na Nossa Escola 90% da Diretoria e da Coordenação são compostas por mulheres.

5- futuro do carnaval da Grande Florianópolis? O que se espera?

Espero que as todas as Escolas se unam em prol da Nossa Cultura. Não podemos somente ficar esperando o poder público. Nos da Futsamba já estamos nos mobilizando desde o fim do Carnaval de 2018  para que possamos desfilar e manter viva nossa Cultura em 2019. Nossos projetos já estão em andamento e buscando recursos privados também. 

6- Por fim, qual o recado às mulheres que gostam de samba?

Que sigam seus sonhos e objetivos e que não se preocupem com a opinião e comentários machistas, independente da posição ou colocação.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.