Protegidos 70 anos

Hoje a cidade celebra os 70 anos do Grêmio Cultural Esportivo e Recreativo Escola de Samba Os Protegidos da Princesa, a pioneira do carnaval de Florianópolis e a mais vezes campeã com 26 títulos.  Pelos aficcionados da escola, a agremiação é chamada de “A Resistência do Samba” e carinhosamente de “Princesa”.

A Protegidos da Princesa foi fundada em 18 de outubro de 1948 e seus fundadores foram Libânio da Silva Boaventura, Íbio Rosa, Sílvio Serafim da Luz (único vivo) e Benjamin João Pereira.

Em 1949, no primeiro desfile, foi declarada campeã. O primeiro tri veio em 1951. Depois, um pentacampeonato de 1957 a 1961. Na sequência, um tri de 1963 a 1965. 

Vários carnavais fizeram história nas eras Praça XV e Avenida Paulo Fontes. Depois, as glórias na Passarela Nego Quirido.

No ano de 1977 a escola fez uma homenagem a Anita Garibaldi com o enredo: "Heroína de dois mundos" e ficou com o campeonato. Em 1978 apresentou "Cruz e Sousa – Alegria do povo e orgulho da raça" e foi bicampeã. Foi tricampeã em 1979 quando contou a visita histórica da Família Real à cidade de Santo Amaro da Imperatriz.

Os anos 80 vieram e com eles os títulos em 1981, 1983 e 1985. Carnavais dessa década como “A Bananeira do Libânio” e “A Festa dos Orixás”, mesmo não campeões, escreveram o seu nome na história e jamais podem deixar de ser lembrados.

Na Era Nego Quirido, personalidades como Duduco, Zininho, Aldírio Simões e Beto Carrero foram homenageados, mas foi Guga Kuerten que quebrou o tabu em 2001. No ano seguinte, a obra “O Guarani”, de Carlos Gomes, trouxe um novo bi.

Anos depois, Willy Zumblick e a transformação da cidade de Florianópolis foram os tema de um nov bicampeonato (2014/2015). O tri não veio com as Primaveras Russas e o choro do urso, mas este desfile de 2016 ficará lembrado para sempre.

Sobre nomes, jamais esquecer a figura de Hélio Cabrinha e seus irmãos Marinho e Enio, os membros de famílias tradicionais como os Gomes, os Padilha, os Bittencourt, os Fraga, os Silva, entre outros. 

E Hoje, 18 de outubro de 2018, é dia de vestir vermelho, verde e branco, as cores da escola e também do Estado de Santa Catarina, para celebrar as sete décadas de Os Protegidos da Princesa. 



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.