Entrevista Rodrigo Darosci

A Entrevista de Domingo conversa nesta edição de 27 de janeiro de 2019 com o empresário e consultor financeiro Rodrigo Darosci que, nas horas vagas, tem um hobby especial: colecionar áudios, vídeos e fotos do carnaval de Florianópolis. Darosci foi diretor de Acervo da Liga das Escolas de Samba de Florianópolis na Gestão 2014/2017 e nos conta neste bate-papo um pouco dessa paixão e desse trabalho voluntário em prol da história, memória e cultura da cidade que já reúne cerca de 5 mil fotografias. Confira.


1- Como surgiu essa ideia de criar um acervo sobre o carnaval?

Eu sempre ouvia meu pai conversando com os amigos sobre um desfile antigo ou outro e sempre quis vê-los para poder ter a minha opinião também. Foi daí que surgiu a idéia de ir atrás de vídeos dos desfiles. Primeiro eu fiz contato com as Escolas de Samba onde não obtive êxito por não existir esse departamento. Depois fui até o acervo das emissoras de TV e consegui alguns. Mas o grande impulso sem dúvidas foi o contato nas redes sociais e nos contatos telefônicos com pessoas mais antigas do Carnaval. A partir daí eu buscava também fotos e áudios para complementar e fazer o acervo evoluir.

2- É fácil encontrar material?

No início era difícil pois eu não sabia onde buscar. Mas percebi que cada contato conhecia alguém que possivelmente tivesse material sobre o Carnaval. Quando se encontrava por exemplo um fotógrafo antigo com um bom acervo, logo eu tinha mais 4 ou 5 nomes indicados pelo mesmo para conferir se realmente outros tinham também.

3- Qual o prazer deste trabalho?

O vídeo, a fotografia e os áudios são uma forma de reviver a história. Dos que vivenciaram mas principalmente dos que virão. Meu prazer é saber que cada material que eu resgato no presente fará com que no futuro as pessoas que comandam o Carnaval possam dizer e ver muita coisa que aconteceu por anos, décadas antes deles nascerem. Terão uma referência de análise visando a evolução das Escolas de Samba e saber para onde seguir. É compreender o passado para trilhar o futuro.

4- Qual foi a história mais interessante deste trabalho?

Eu tinha com objetivo primário juntar o máximo de desfiles possíveis retroativamente até o ano de 1985. Durante 10 anos eu tentei encontrar este documento. Um dia subi até a antiga RBS TV porque a responsável pelo acervo da emissora havia encontrado uma fita U-Matic com dizeres “desfile do Carnaval de 1985”. Nem eu nem ela sabíamos o que tinha no conteúdo da fita. Foi então que eu me sentei na frente da TV enquanto a fita girava num velho gravador e eu cruzei os dedos rezando para ser aquele Carnaval e mais, torcendo para que a filmagem fosse de boa qualidade e demorasse bastante para ter um bom tempo de rodagem. Foram 48 minutos do compacto original do desfile das Escolas de Samba de 1985. Foi a minha primeira grande conquista no acervo pois ali constavam os desfiles que o meu pai e os amigos comentavam.

5- Até quando você pretende fazer esse trabalho de Acervo?

O trabalho de vídeos de desfiles é mais limitado pois eles são únicos daquele dia e daquele ano. Mas o acervo fotográfico é infinito, pois além de fotos que qualquer pessoa possa ter tirado dos desfiles, eu ainda busco qualquer acervo de Carnaval como Bloco de sujos, Carnaval em Clubes, fotos antigas das agremiações e eventos, fotos pessoais de personagens do nosso Carnaval e etc. É um hobby. Eu não pretendo terminar nunca.

6- Por fim, qual a importância de se preservar a história do carnaval e qual o recado para quem quer ajudar?

O acervo que montei acredito que deva servir para que a raiz da Escola nunca se perca e que as novas gerações compreendam como se fez um Carnaval em cada época. Aos que possuem vídeos, fotos ou áudios relevantes, busquem converter em scanners ou DVD e realizar 2 a 3 cópias para que não se perca. Hoje a tecnologia nos brinda com esse recurso. Desta forma podemos juntos engrandecer a história do nosso Carnaval.




2 comentários:

  1. Parabens, pela sua iniciativa. É de pessoal igual a você que precisamos.

    ResponderExcluir
  2. Parabens, pela sua iniciativa. É de pessoal igual a você que precisamos.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.