Entrevista Afonso Luiz Silva

Começaram, neste final de semana, as olimpíadas do Colégio Catarinense, a mais tradicional instituição educativa do Estado. Os jogos, que acontecem desde a fundação do colégio em 30 de agosto de 1905, serão realizados até o dia 14 de julho. Serão mais de 700 disputas em 20 modalidades, com a participação de cerca de 1.400 alunos.  

Para falar sobre as olimpíadas, e outros assuntos, a Entrevista de Domingo traz um bate-papo com o professor Afonso Luiz SIlva, Diretor-geral do Colégio Catarinense. Afonso nasceu em Itajaí, em 1º de dezembro de 1963. Formado em Ciências Sociais e Filosofia, começou a trabalhar no Colégio Catarinense em 1988, como professor. Em 1997, assumiu a função de Coordenador da 1ª Série do Ensino Médio. Em 2011 migrou para o cargo de Coordenador Acadêmico. Em 2014, tomou posse na Direção Geral do Colégio.
 
1- O que a Olimpíada representa para a formação dos alunos?

A Olimpíada do Colégio Catarinense é uma atividade de suma importância para os nossos alunos, por tudo o que o esporte representa para crianças e adolescentes. É um projeto que qualifica e fortalece a formação integral que projetamos em nosso Projeto Educativo. A Olimpíada, segundo as Características da Educação Jesuíta, ensina a necessidade de cooperar com os demais, utilizando as melhores qualidades pessoais para contribuir para o maior bem de todo o grupo. Este momento especial revela e testemunha que aquilo que se aprende no Colégio Catarinense transcende a sala de aula, uma vez que as vivências desse período permeiam toda a existência humana, enriquecem o aluno e o educam para toda a vida. Especialmente neste ano de Copa do Mundo, que nos coloca em uma sinergia mundial e em congraçamento com as outras nações, queremos vivenciar e celebrar de forma ainda mais intensa o evento, como oportunidade de abrirmos e fortalecermos os caminhos que levam à cooperação, à superação inaciana (Magis) e à solidariedade. No Ano Magis, vamos respeitar as diferenças, solidificar amizades e compartilhar o que temos de melhor, sempre dentro do espírito olímpico e da solidez dos princípios inacianos de educação.  

2- O que mudou na Olimpíada nos últimos 20 anos?

Ao observar os preparativos, a abertura e os jogos, posso dizer que o entusiasmo continua intenso. Quando nos aproximamos de mais uma semana de olimpíada, o clima de expectativa, alegria, planejamento, organização, criatividade e trabalho em equipe nas turmas é contagiante. É tempo de correr, brincar, viver, extravasar e celebrar amizades, de associar e combinar esporte, cultura, aprendizagem e formação; tempo de evidenciar nossos valores inacianos pela competição respeitosa, dentro do espírito olímpico e esportivo de lealdade, respeito, excelência, inspiração, criatividade, determinação, coragem e alteridade. Enfim, a Olimpíada constitui-se como rico espaço de formação integral, de despertar e controlar emoções, superar limites e manter-se equilibrado nas adversidades, de ter força de vontade e leveza corporal, cognitiva e emocional, revelando, inclusive, novos talentos e grandes lideranças, que enaltecem o trabalho em equipe. Com certeza, a forma de ver o mundo, o relacionamento interpessoal e social, as revoluções sociais e tecnológicas trouxeram mudanças na forma de pensar e agir, mas os caminhos para as novas descobertas são igualmente fascinantes. Estamos vivendo um enriquecedor período de qualificação dos processos educativos. A Olimpíada é um excelente momento para refletir sobre os valores éticos e cristãos, uma vez que acreditamos ser possível educar crianças, adolescentes e jovens, para que sejam conscientes, competentes, compassivos e comprometidos. Nesse sentido, a inovação é um elemento constitutivo na proposta pedagógica da Companhia de Jesus, por isso, estamos sempre agregando modalidades, qualificando e potencializando nosso complexo esportivo e incentivando permanentemente a prática do esporte como componente curricular.
 
3- O Colégio sempre investiu no esporte. As novas tecnologias têm interferido nas adesões dos alunos?

O esporte, a arte e a cultura são marcos pedagógicos no Colégio Catarinense e sempre estiveram presentes em nosso Projeto Político-Pedagógico, desde a fundação, em 1905. Neste ano, de Copa do Mundo, em que os povos e nações se congraçam através do esporte, reafirmamos esse projeto, que contribui efetivamente com a formação em valores, a socialização, a liderança, o trabalho em equipe, a convivência e a integração dos nossos alunos. As novas tecnologias vêm para somar nessa caminhada de formação. De acordo com o Projeto Educativo Comum da Rede Jesuíta de Educação, o PEC, as tecnologias digitais têm alterado a vida nas sociedades contemporâneas. Novas e surpreendentes tecnologias da informação e da comunicação têm estreitado as distâncias e possibilitado a cocriação, apropriação e disseminação de conhecimentos. Essa revolução digital está modificando o processo de aprendizagem. Assim, a incorporação das mídias sociais nos processos educativos permite a promoção de uma revolução metodológica nos processos de ensino e aprendizagem, contribuindo para que a escola seja um espaço eficaz na construção do conhecimento. O Colégio Catarinense está trabalhando a partir desse caminho, acompanhando os sinais dos tempos, reconhecendo e assumindo seus desafios como campo de missão.
 
4- O Colégio Catarinense é o mais tradicional do Estado. O que garante essa condição?

A partir da missão, visão e valores do Colégio Catarinense é possível conhecer um pouco da proposta da instituição. Como centro educativo da Companhia de Jesus e da Rede Jesuíta de Educação, o Colégio é um instrumento apostólico voltado à formação integral de homens e mulheres conscientes, competentes, compassivos e comprometidos, a serviço da fé que promove a justiça. Pretende, pois, constituir-se como um espaço de aprendizagem, formação integral e inovação pedagógica, com profissionais de alto desempenho, voltados ao desenvolvimento do potencial de cada estudante. A educação do CC promove:  Amor – em um mundo egoísta e indiferente; Justiça – frente a tantas formas de injustiça e exclusão; Paz – em oposição à violência; Honestidade – frente à corrupção; Solidariedade – em oposição ao individualismo e à competição; Sobriedade – em oposição a uma sociedade baseada no consumismo; Contemplação e gratuidade – em oposição ao pragmatismo e ao utilitarismo. Nosso compromisso é com a educação de excelência, com a competência técnico-profissional dos nossos colaboradores e com a constante atualização da ação pedagógica, respondendo aos desafios do nosso contexto e qualificando nossa estrutura física e didático-pedagógica.
 
5- Pouca gente sabe, mas, no final da década de 90, o Colégio abriu as portas para alunos de baixa renda. A turma do noturno ainda está em atividade?   

O projeto do Ensino Médio, para atender a jovens oriundos de contextos economicamente vulneráveis, continua. A educação inclusiva está no DNA da Companhia de Jesus. Não temos mais turmas estudando no período noturno, o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica - PIEA do Colégio Catarinense, surgiu inicialmente com oferta de bolsas no período noturno. Em decorrência da necessidade de uma oferta mais qualificada e cuidado com os alunos bolsistas que em sua maioria residiam longe da escola e chegavam em casa muito tarde, a proposta PIEA foi reestruturado pela instituição, mantendo a essência da proposta inicial de garantir uma formação integral a adolescentes dos mais diversos contextos. Assim, os alunos bolsistas do Colégio Catarinense estão presentes em todas séries e turnos do Colégio, mas existe o Projeto de Bolsas de Estudos do Ensino Médio Vespertino no qual concentra-se o maior número de alunos. Todos os anos, o edital para participar do processo é publicado no site do colégio.
 
 6- Por fim, qual o futuro da educação?

A educação é e permanecerá sendo a maior riqueza e prioridade de uma sociedade democrática, pois é através dela que promovemos o desenvolvimento das potencialidades humanas e, consequentemente, engrandecemos nossa nação. A educação de qualidade é geradora de cidadania e desenvolvimento pleno. Assim, a Rede Jesuíta de Educação aposta na inovação, na formação integral de crianças e jovens e na valorização da dignidade e da integridade humana, a partir do Evangelho de Cristo, em colaboração com a transformação da sociedade através da espiritualidade, da promoção social, do diálogo intercultural e inter-religioso, do serviço da fé e da promoção da justiça.  
 



















 

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