Coloninha contesta jurados

A Unidos da Coloninha, terceira colocada no carnaval deste ano, emitiu na manhã desta segunda-feira uma nota oficial contestando a atuação do jurados e consequentemente o resultado do desfile. A agremiação homenageou, na avenida, o município de Balneário Camboriú. Veja a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL

A SRC Unidos da Coloninha, em respeito a toda comunidade e zelando pela seriedade do Carnaval de Florianópolis, vem, por meio dessa nota, expressar a sua indignação com os arbitrários critérios de julgamento utilizados pelos Julgadores do Desfile Oficial das Escolas de Samba de Florianópolis de 2019, que deixaram de observar a correta orientação expressa no Manual do Julgador (documento oficial disponibilizado pela LIESF). 

As questões que prejudicaram a Coloninha de possivelmente conquistar mais um título, ultrapassaram o campo do subjetivismo, que é o julgamento de expressões artísticas por cada jurado, pois tratam-se de questões puramente objetivas.

No Módulo 1 (quesito Mestre Sala e Porta Bandeira), a jurada justificou a perda de 0,1 ponto ao casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, pois verificou que a Porta Bandeira (Carol Miranda) estava descalça. 

A análise, no entanto, esta manifestamente equivocada! Isso porque (1) estar descalça não é critério para penalidades; (2) se a intenção da jurada foi penalizar pela perda do calçado no decorrer do desfile, não foi justificado; e (3) A PORTA BANDEIRA NÃO ESTAVA DESCALÇA! Inclusive, calçava o mesmo modelo de sapatilha utilizada pela Comissão de Frente.
 
Além disso, no módulo 3 (quesito harmonia), a jurada penalizou a agremiação em - 0,1 ponto, justificando o não canto do samba enredo pela Escola de Samba em sua totalidade. Porém, erroneamente, ao registrar a nota final transcreveu o total de 9,8 pontos (?). Um simples cálculo de subtração comprova que – 0,1 resultaria em 9,9 e não 9,8 como calculado pela jurada. 

Não sendo esses erros grosseiros, a Coloninha pontuaria o total de 267,6, que lhe daria o título de Vice Campeã do Carnaval de Florianópolis 2019. 

A intenção desse esclarecimento não é confrontar os títulos recebidos pelas coirmãs, mas sim evidenciar os prejuízos e danos que a Escola injustamente está sofrendo pela imperícia do corpo julgador.

A SRC Unidos da Coloninha adotará as medidas cabíveis para buscar respostas e, se possível, reversão desses fatos.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.