Enredo Dascuia

A Dascuia acaba de divulgar o enredo para o carnaval 2020. O título é: “ YALODES NO ESPELHO DE OXUM”. Os Autores são Edenice Fraga, Beatrice Pinheiro dos Anjos, Márcio de Souza, André  Filosofia e Jhean Fábio Nascimento. Veja, abaixo, o texto introdutório e a arte:

A força da mulher na luta pela conquista de espaço vem de longa data. Algumas mulheres ainda mais destacam-se, quando a batalha travada é pela liberdade e respeito do povo negro e contra o racismo que desde a época do colonialismo deixa as suas cicatrizes. Nesse universo de guerreiras destacamos a luta das mulheres negras, as quais chamamos de yalodes ou lyalodé.

 Yalode é um termo yorubá, que faz alusão às mulheres líderes. Nesse contexto o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Dascuia vem homenagear as mulheres negras de ontem, de hoje e de amanhã, através da valorização à sua matriarca, professora Valdeonira Silva dos Anjos, partindo das projeções feitas no grande cenário da passarela, através do espelho de Oxum, que segundo a cultura yorubá, tem o título de yalode.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.