Entrevista Conrado Laurindo

A Entrevista de Domingo ouve nesta edição um jovem apaixonado pelo carnaval. Formado em Administração e Especialista em Planejamento Estratégico, ele já trabalhou na Prefeitura de Florianópolis e na Liga das Escolas de Samba. Hoje atua na maior empresa do ramo de Banheiros Químicos de Santa Catarina.

No carnaval, foi conpositor de diversos Sambas de Enredo de agremiações de Floripa e Porto Alegre. Estamos falando de Conrado Laurindo que depois de ser diretor administrativo, presidente do Conselho Deliberativo e Vice-Presidente, assumiu na última semana a presidência da Escola de Samba Acadêmicos do Sul da Ilha. Confira o bate-papo:

1- Como será essa nova experiência na escola?

Será de grande aprendizado, confio na equipe de trabalho e nos profissionais que já estão na escola para o desfile 2020, quero muito passar meus conhecimentos, mas em contrapartida quero aprender muito com eles no dia-a-dia da Escola, reuniões, pré-carnaval e desfile oficial. Conheço muito a agremiação, pois nela vivo desde sua fundação, sei dos seus defeitos e de suas qualidades,e a ideia é corrigir os erros e quantificar as qualidades, fortalecendo nossa marca e consequentemente nossa agremiação que vem numa crescente considerável no carnaval florianopolitano, somos reconhecidos, um sonho que surgiu em 2008 e hoje é realidade.    

2- O acesso é a meta, chegou a hora da agremiação subir?

Sim, é. Não vamos esconder isso, mas que isso é um sonho. Acredito que em tudo na vida é assim, traçamos um objetivo e seguimos até atingi-lo e nossa meta era ser um Bloco de Bairro, após ingressar como Bloco de Enredo na Passarela do Samba, subir para o Grupo de Acesso como Escola de Samba e claro, o tão sonhado lugar ao Sol que é fazer parte do Grupo Especial e o sonho e a meta não vão parar. A nossa Madrinha (União da Ilha da Magia) teve essa mesma trajetória e sagrou-se bicampeã do Carnaval de Florianópolis do Grupo Especial, é distante ainda da nossa realidade? É! Porém temos esses objetivos para alcançar. Se falasse o contrário, poderíamos parar por aqui, pois o que move o ser humano e as corporações, são as metas, os objetivos e consequentemente o sonho.

3- Como você avalia o carnaval de Florianópolis nos últimos anos?

Vejo com momentos de alta e baixa, onde houve decisões acertadas e decisões equivocadas no meu ponto de vista, mas isso cabe exclusivamente aos gestores que estão à frente do Carnaval de Florianópolis, neles temos que depositar confiança e acreditar que possam sim fazer uma excelente Gestão, deixando as Escolas de Samba cuidar do que é de sua competência, sua comunidade, seu desfile e seus projetos. A parte de disciplinamento e diretrizes do Carnaval, Liga e PMF cuidam e que possam nos proporcionar bons frutos, pois não apenas as escolas ganham, mas sim todas as comunidades, com trabalhos diretos e indiretos, fomentando a economia local.

4- Depois de 11 anos de existência da escola, como está o trabalho de base na Tapera?

Estamos numa crescente considerável, iniciamos com uma bateria, oriundos da União da Ilha da Magia e alguns ritmistas da comunidade, depois veio o pessoal da Unidos da Coloninha reforçando o segmento, e as coisas estão mudando, posso afirmar que 80% hoje são ritmistas da Acadêmicos do Sul da Ilha, da comunidade da Tapera e região, com alguns componentes de outras escolas que gostam da Azul e Rosa e fazem questão de estarem juntos, além disso temos todos os segmentos bem representados de pessoas apaixonada pela Escola. Atualmente estamos com o projeto “Academicos do Amanhã”, o responsável é o nosso diretor social Tiriba que vem exercendo muito bem sua função, buscando recursos públicos destinados a cultura e trazendo para Tapera, grandes ensinamentos para crianças e adolescentes do Bairro. A parceria com o Conselho Comunitário da Tapera está bem forte também, nos cedendo espaço para o projeto e para ensaios dos nossos segmentos da Escola, isso nos ajuda demais e mostrar essa união entre as partes, só quem ganha é o bairro, aproveito o espaço concedido, para agradecer imensamente o Presidente Douglas, mais conhecido como May, e toda sua diretoria pela parceria. Temos projetos futuros, que com a diretoria social da escola, vamos sentar, estudar as possibilidades e buscar além do público, o recurso privado também, para aumentar ainda mais a demanda de projetos visando o Acadêmicos do Amanhã.

5- Existe algum projeto de espaço próprio na comunidade, tipo uma quadra?

Temos projeto pronto sim, documentado. Nossa sede própria provisória que funcionou até alguns anos, foi importante para o nosso crescimento, temos clareza disso, onde nos visitaram todas as agremiações do Grupo Especial, tivemos intérpretes de São Paulo, grandes eventos e ensaios no Pré-Carnaval. Sabemos da importância em ter um espaço próprio para adquirir recursos próprios com vendas de bebidas, alimentos e produtos da Escola nos ensaios e eventos. Estamos buscando esse grande sonho, como disse na resposta anterior, temos que sonhar sim, acreditar e buscar, só assim conseguiremos alguma coisa.

6- Por fim, como você enxerga o horizonte do samba em Florianópolis?

Desde criança aprendi a gostar do Carnaval de Florianópolis através do meu Tio Marlon Laurindo que me apresentou essa grande festa popular e que hoje não vivo sem. Como amante do Carnaval de Florianópolis desejo um dia ver todos unidos em prol de um objetivo comum e não apenas cada um olhar para o seu lado, e enxergo que isso acontece muito, Deveríamos ter um representante no poder legislativo ou executivo para lutar pelas Escolas de Samba e consequentemente por suas comunidades, mas ao contrário disso, nunca elegemos ninguém de dentro do Carnaval para lutar pela causa lá dentro. Tenho a clareza e a visão que o Carnaval traz muitos benefícios para a sociedade, economia e turismo. A cidade ganha, a comunidade ganha, todos ganham. Enxergo e acredito que teremos grandes desfiles e muitas histórias ainda por vir, graças às nossas Escolas de Samba, juntamente com todos os Gestores e diretores de suas respectivas agremiações, que lutam, batalham e jamais deixarão essa chama apagar. Que venha 2020!






Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.