Entrevista João Mesquita

O futebol hoje em dia é conhecimento e aprimoramento técnico e isso já a partir de crianças e adolescentes que pretendem seguir a carreira profissional. Mas os jovens que encaram o esporte apenas como hobby ou lazer, também tem participado desse processo de melhoria técnica.

Com isso, foi criado na Astel um centro especial de aperfeiçoamento técnico para atender essas demandas. O processo de ensino, análise, correção e aprimoramento é complexo. Não basta o “eu joguei” ou o “eu fazia assim” para ensinar. A didática muda de acordo com idade, nível técnico, desenvolvimento físico e motor, cultura esportiva, etc. Isso requer vivência, pesquisas e muita prática (testes experiências).

O responsável pelo espaço é o professor João Gualberto Mesquita, 54 anos. Graduado e Pós-Graduado em Educação Física, Mesquita desenvolveu grandes trabalhos no Avaí, AABB, Clube Seis de Janeiro, revelando craques para o futebol mundial. Confira o bate-papo:


1- Como se forma uma atleta?

A Primeira característica que deve ser observada no atleta é o talento, o dom. A partir daí observar é a parte competitiva e em seguida oferecer condições para seu desenvolvimento. 

2- Comente sobre as aulas práticas. Elas são vitais?

Hoje é de suma importância o aprimoramento técnico em qualquer que seja a faixa etária. Pois estes recursos são utilizados em todos os momentos da vida do atleta. Jogadores que executam e lapidam bem os fundamentos técnicos são capazes de decidir jogos com apenas uma ação técnica. Exemplo: Cristiano Ronaldo, que em suas cobranças de falta, já levou várias vezes sua equipe à vitória.

3- Que análise pode ser feita do futebol hoje comparado com duas ou três décadas atrás?

O futebol se tornou muito pragmático e muito pouco criativo. Hoje com as linhas de marcação muito próximas e os esquemas táticos sempre privilegiando a marcação e isso cada vez mais inibe os jogadores técnicos e criativos. Coisas que não aconteciam anos atrás, onde valorizávamos mais o drible, o passe e as jogadas de efeito. É com este pensamento que o CENTRO DE APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO PROFESSOR MESQUITA busca resgatar um futebol mais técnico e criativo.

4- Relembre os craques que despontaram através do teu trabalho. Novos estão por vir?

Pensando neste aspecto, tenho alguns grandes trabalhos, como Marquinhos, Guilherme Siqueira, André Moritz, Djoni, Chico, entre outros tantos que sempre privilegiaram a parte técnica. Novas promessas estão por vir sim.

5- Além da prática esportiva, o que é fundamental na carreira de um atleta mirim?

Para o bom desenvolvimento do pequeno atleta é de fundamental importância que seja acompanhado o seu desenvolvimento físico travando parâmetros para possíveis melhoras. Também a que se ater à questão alimentar e nutricional. Também aspectos familiares devem ser levados em consideração, tais como expectativas exageradas dos pais  e acompanhamento da evolução.

6- Por fim, que recomendações ficam para aqueles que desejam iniciar o trabalho de aprimoramento técnico?

O trabalho de aperfeiçoamento técnico deve fazer parte da vida cotidiana do atleta visto que ele bem preparado tecnicamente pode mudar situações de jogo com apenas uma ação técnica treinada. Tipo: cobrava de falta, penalidade e cobrança de escanteio.










Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.