Africanidades

A Dascuia vai retratar a força do povo negro no Estado e sua contribuição para o desenvolvimento de Santa Catarina. Na live deste domingo, a escola lançou o enredo para 2021, cujo o título é “Africanidades Catarinenses”. Além do tema, a agremiação anunciou o retorno do intérprete Mará de Nilópolis (foto). Veja a arte e o enredo:

GRCES Dascuia 2021
Enredo: Africanidades Catarinenses
Autores: Jessé Cruz e Rafael Marquez Motta 
Orientação: Profª Ms. Jeruse Romão

Quereremos falar sobre o nosso povo, o nosso olhar na história de Santa Catarina...

Santa Catarina também é negra!

Sem a mão do negro na força do trabalho, Santa Catarina não seria o estado que é, e nem a potência que projetou, mesmo na invisibilidade da mão negra nesta construção física e intelectual.

Por leis, não tivemos direito a terra, a trabalho, a moradia e nem a educação, sendo necessário se reorganizar, readequar, articular como comunidade, um grande aquilombamento.
Como estado coletivo e ao mesmo tempo que rememoravam África presente em Santa Catarina, e não somente uma cultura da África continente, mas culturas afro-brasileiras...afro-catarinenses.

Africanidade, negritude, quilombo, comunidade, morro, morro do céu, Dascuia. 
É sobre as potencialidades africanas em terras catarinenses que queremos falar.

*Vidas Negras Importam*

*É sobre resistir!*

Resistência que se faz presente nas festividades e manifestações, como o carnaval e em tantas outras neste estado. É para desvendar, nomear, dar visibilidade, potencializar e reconhecer as contribuições e ações das mãos negras em Santa Catarina.

Terra de Catumbi, Ticumbi, Quicumbi, Dança do Vilão, Boi de Mamão, Carnaval, Cruz e Souza, Antonieta de Barros, Neide Maria Rosa, Mãe Malvina, Movimentos e Clubes Negros, que queremos protagonizar. Os holofotes se fazem necessários para repintar e empretecer a história branquiada pela repressão, opressão e marginalização social.

A GRCES Dascuia reconhece a África como berço da humanidade, que dela derivou toda ciência produzida e fortalecida até os dias atuais. 

Este enredo é um protesto artístico, e uma homenagem a aqueles que lutaram e para aqueles que estão lutando para se reconhecerem como indivíduos protagonistas de sua própria história.

Lugar de visibilidade, reconhecimento e protagonismo, é destes saberes construídos ontem, hoje e amanhã. A GRCES Dascuia 2021 é *“Africanidades Catarinenses’’*

Foto: Divulgação 







Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.