Tide eterna

Em tempos de isolamento social, a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes apresenta no formato on-line duas exposições no Mural da Cultura, espaço no Mercado Público. As mostras podem ser conferidas no Instagram @fundacaofranklincascaes.

Uma delas é: “Nega Tide: samba no pé”, de Rocha (José Carlos da Rocha). Nesta exposição, Rocha faz homenagem a uma das mais premiadas musas do carnaval: Nega Tide, a Erotides Helena da Silva, a relíquia do Morro do Céu. Sua dedicação pelo samba tornou-a um símbolo, uma expressão social e um patrimônio cultural do Carnaval de Florianópolis.
 
“Desde a minha juventude, sempre tive a oportunidade de vê-la e assistir a esse ícone histórico de desvelo à arte de sambar com tanta delicadeza, sensualidade, paixão e amor. Só depois de longos anos, tive a oportunidade de conversar pessoalmente com ‘Nega Tide’, numa sala de quimioterapia no Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), onde minha esposa também se medicava. Nesse tangenciamento de encontros de vidas e diálogos, questionei se ela tinha seu retrato pintado por um artista. Como o “não” foi a resposta, surgiu minha promessa de fazê-lo, como artista, como seu admirador e como registro para a história e a cultura. Assim, apresento como homenagem cumprida, seu retrato em encáustica, de um momento congelado do seu sorriso que encantava a todos e que moveu o samba, o qual a consagrou como a Eterna Cidadã Samba de Florianópolis”, destaca o artista.

Arte: Divulgação 




 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.