Entrevista Luís Fernando Funchal

A entrevista deste domingo é com o médico Luís Fernando Funchal, chefe do Departamento de Medicina Esportiva do Avaí Futebol Clube. Funchal é o grande responsável pela realização da Jornada Científica do Departamento Médico do Avaí que está sendo realizada neste final de semana em sua décima edição. Confira o bate-papo.

1- Que balanço pode ser feito nesses 10 anos de Jornada Científica do Departamento Médico do Avaí?

O balanço é bem positivo. Ao longo dos 10 anos adquirimos experiências que fizeram o evento ser a cada ano melhor. E este ano não foi diferente uma plateia lotada e diferenciada, com um evento robusto em conteúdo.

2- E a edição de 2019? O que trará de novidades?

A edição de 2019 tende a ser ainda melhor. Mas seu conteúdo é constituído ao longo do ano para focarmos no assunto mais atual e de interesse.

3- A Cirurgia do Joelho sempre foi um dos principais temas e hoje tem uma jornada específica. É um “case” da Medicina Esportiva?

Sim. O joelho por si só é uma articulação de muita discussão. Temos discutido muitos assuntos, mas as lesões do joelho são sempre foco de atenção.

4- A Nutrição Esportiva também ganhou espaço. Nos conte um pouco mais sobre essa área.

Área que só tem crescido e crescido por mérito. A nutrição Esportiva é uma realidade na construção de um atleta de performance. Estamos no terceiro ano consecutivo de evento específico da área com sucesso e participação maciça.

5- O Avaí é referência na prática do debate científico brasileiro esportivo. Que resultados foam obtidos na última década?

Com certeza que sim. Nós somos o único clube no Brasil que tem em seu calendário oficial uma Jornada Científica Multidisciplinar de seu Departamento Médico. Estamos há 10 anos consolidando uma marca no cenário nacional. Nossa Jornada já é conhecida em todo o país e em todos os clubes. Não é à toa que temos a chancela da CBF. Temos certeza que nosso amado clube está contribuindo para melhorar o futebol e a ciência aplicada ao futebol.

6- Por fim, quais serão os avanços da medicina esportiva? 

Muitos. Sem dúvida o céu é o limite. Há muito que se aprender e muito que evoluir. Graças à Deus estamos ávidos por este conhecimento e correndo atrás sempre. Novidades não faltam e precisamos estar nos renovando sempre. Este Avaí faz coisa.





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.