Entrevista Bernardo Prisco Paraíso

A fusão de empresas é uma tendência de mercado e que vem crescendo neste momento de estabilidade econômica e indicadores positivos para o negócio. Instituições recém criadas estão se dedicando a essa atividade que busca o ganho real para as partes. Uma delas é a MAERI CONSULTING que com DNA Suíço faz a preparação e venda de empresas familiares para multinacionais, fundos de investimento e grandes grupos nacionais. 

Com escritórios em São Paulo e Florianópolis e clientes em Santa Catarina, Paraná e São Paulo, a empresa está buscando voos maiores. Quem conta essa nova forma de se fazer negócio é o sócio da MAERI, Bernardo Prisco Paraíso. Leia:

1- O que explica esse novo momento de fusões?

Vivemos um período de otimismo e maior previsibilidade no Brasil, com um crescimento baixo, porém sustentável, aliado a um movimento de concessões, privatizações e da própria reforma da previdência. Para contribuir, taxa de juros baixas, bolsa de valores em alta, inflação sob controle e percepção de risco país reduzida. Além disso, a reforma tributária que está por vir simplificará a apuração dos tributos, reduzindo parte da insegurança jurídica do país. Todos esses fatores impulsionam um momento de consolidação de mercados diversos, através de operações de fusões e aquisições.

2- Que segmentos tem optado pela fusão?

No Brasil podemos destacar os setores de TI (tecnologia da informação), saúde e infraestrutura. Como a concentração de mercado é uma tendência irreversível, muitos empresários de setores considerados tradicionais se antecipam e buscam esse movimento de venda (parcial ou total) com o objetivo de capitalizar-se e eliminar o risco de uma concorrência em condições não equilibradas com grandes players estratégicos ou fundos de investimento.
 
3- Qual o momento ideal para a fusão de empresas?

O momento mais apropriado para concretizar uma venda ou fusão é quando a empresa se encontra bem organizada, com resultados positivos e perspectiva de crescimento futura. Quanto maior a saúde financeira da empresa, provavelmente, maior será o seu valor de venda. No entanto, é comum nos depararmos com empresas que tenham alguns ajustes necessários e isso não faz com que seu valor seja prejudicado ou que inviabilize uma operação de venda.
 
4- Que exemplos de sucesso podem ser citados?

Podemos citar duas recentes operações, onde a catarinense SADENCO ENGENHARIA, com atuação nacional no setor de iluminação pública, foi adquirida pela francesa ENGIE, e a aquisição das Organizações Limger (Limpezas Gerais, Help Vigilância, Help Eletrônica) para a Liderança Serviços, uma das líderes de mercado em sua área no Brasil. Outra operação de destaque foi a venda da paulistana LENQ – Laboratório de Engenharia para a multinacional francesa EGIS. Em todas as operações a MAERI prospectou os então potenciais compradores para os seus clientes, Sadenco, Limger e LENQ, respectivamente.

5- Qual a movimentação financeira no Brasil no último ano envolvendo a fusão de empresas?

No primeiro semestre de 2019, operações de fusões e aquisições somaram R$ 108 bilhões, sendo que 57% das negociações foram de compradores estrangeiros adquirindo empresas brasileiras, conforme informação divulgada recentemente pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).

6- Por fim, que dicas aos empresários que pensam em se unir à outra empresa?

Verificar se o interesse e o perfil do empresário é de se juntar ou vender a empresa para um estratégico ou financeiro, pois existe um período de transição nessas operações ou em casos de venda parcial se trata da entrada de um novo sócio. Não misturar a conta da empresa com a dos sócios, não trabalhar com informalidade, o controle gerencial deve refletir com exatidão a contabilidade da empresa, inclusive na correta segregação dos custos operacionais e administrativo. O empresário deve ter em mente que as exigências de uma multinacional ou de um fundo de investimento são diferentes de uma empresa familiar, razão pela qual, se torna importante ter o apoio de um advisor, que compreende essas situações e saberá sugerir os ajustes necessários antes de ir a mercado para buscar um maior êxito nas negociações.
 



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.