Nota de repúdio

O Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina e a Federação Nacional dos Jornalistas manifestam seu repúdio contra a violência desproporcional exibida na noite deste sábado (21) na Câmara de Vereadores em Florianópolis. Pelo menos dez jornalistas - além de servidores da Câmara e manifestantes - foram agredidos com gás de pimenta.

Além de soltarem bombas dentro do prédio, a Polícia Militar e a Guarda Municipal trancaram os profissionais de imprensa, servidores e manifestantes no 1º andar do plenário da CMF, dificultando a dispersão do gás e impedindo a fuga dos afetados. O cárcere durou cerca de 30 minutos. 

Os profissionais agredidos eram da NSC TV, RIC TV, SBT SC, jornal Notícias do Dia e Hora de Santa Catarina, Rádio CBN, além de um jornalista funcionário da Câmara de Vereadores. 

Este acontecimento soma-se a diversos outros em todo o Brasil, onde episódios de exceção, violência e ausência dos preceitos democráticos básicos ganham corpo, contra a imprensa e contra a população em geral. 

O Sindicato dos Jornalistas manifesta sua solidariedade a todos e todas que foram agredidos - em especial, os jornalistas envolvidos, e condena veementemente a ação descabida das forças de segurança. Tomaremos todas as medidas necessárias para identificar os responsáveis e fazer Justiça. 

O Sindicato e a FENAJ orientam ainda aos profissionais que registrem boletim de ocorrência para que todas as providências possam ser tomadas.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.