Entrevista Rafael Kretzer

A entrevista de Domingo é com um jovem que desponta como uma novidade nessa eleição. Aos 26 anos, Rafael Kretzer é candidato a deputado estadual pelo PMN com ideias firmes e convicções surpreeendentes. Natural de Floripa, embora sua raiz seja São Pedro de Alcântara, o candidato fala neste bate-papo essencialmente sobre política. E a conversa vale a pena.

1- Por que decidiu entrar na política?

Decidi entrar porque vejo que não há gestão eficiente dos recursos que temos. Fora a corrupção na política o dinheiro que é investido é muito mal empregado, vejo isso em todas as esferas do setor público, nas cidades, no estado e no país. A ponte Hercílio Luz é um bom exemplo, estamos rasgando dinheiro há 30 anos sem resultado algum. O pior é que não vejo nenhum deputado denunciando isso, propondo uma CPI ou mesmo um caminho a seguir. Cansei de esperar alguém tomar uma atitude.

2- O que um jovem pensa enquanto candidato?

Ninguém acredita na política, mas todos querem que o Estado resolva os problemas das pessoas. O que acontece é que ele além de não ajudar acaba atrapalhando. Sempre ouvimos “temos que garantir o futuro dos jovens” e o que deixaram foi um legado de incompetência e dívidas. Eu tenho vontade e caráter para trabalhar pelo nosso estado. Todos sabem e tem ideias para resolver o problema, a questão é que parece não haver interesse por parte dos nossos governantes.

3- Como você vê o momento político do Brasil?

As eleições de 2018 serão um momento de renovação. A inclusão das mídias digitais será um divisor de águas na divulgação de novas ideias e candidatos. Antes dependíamos apenas da TV, rádio e jornal onde recebíamos o conteúdo pronto e não era possível dar nossa opinião. Hoje isso é possível. Com a democratização da informação, estamos migrando para um modelo de democracia mais participativa e representativa. 

4- Quais suas propostas como candidato a deputado estadual?

Meu compromisso como Deputado será fiscalizar a gestão dos recursos realizadas pelo governador. Garantir que o recurso seja bem empregado, traga resultados para a população e denunciar qualquer desvio que possa acontecer. Irei trabalhar para o fim de privilégios políticos. Como exemplo irei abrir mão do auxílio moradia, motorista e carro oficial no primeiro dia de mandato. Se a população passa por dificuldade seus representantes devem ser os primeiros a dar o exemplo e reduzir os gastos. Também irei trabalhar para a revisão do pacto federativo. Os impostos arrecadados devem ficar na cidade. A vida acontece nas cidades, hoje nós enviamos quase todos os nossos recursos para a união e temos que ficar implorando para que eles retornem parte desse recurso.

5- Que sonho você tem?

Meu sonho é que em nossas casas possamos ter segurança. Segurança em casa, no trabalho e no lazer, segurança de que terão acesso a saúde e educação. Segurança jurídica para abrirem seu próprio negócio e gerar empregos, ou mesmo segurança de ter um emprego. Segurança de que existe um futuro, e que ele é melhor do que o que temos hoje. É isso que busco. 

6- Por fim, qual o recado para os jovens interessados em entrar na política.

Meu recado é que entrem o quanto antes na política. Se envolvam, participem, entendam como funciona o processo das eleições, o processo político, quanto mais cedo aprenderem isso mais cedo vão poder fazer mudança dentro das suas cidades. Nós jovens temos a energia e a vontade que são indispensáveis para mudar a situação atual.








Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.