Entrevista Nado Garofallis

O Berbigão do Boca, festa que abre oficialmente o carnaval de Florianópolis na sexta-feira antes da festa momesca, completa 27 anos em 2019. Mais que uma festividade local, o Berbigão é uma tradição do florianolitano que tem, em sua essência, o espírito carnavalesco. E a Entrevista deste Domingo traz Nado Garofallis, um dos fundadores do Berbigão do Boca, que nos fala sobre o grande acontecimento de abertura da folia no próximo dia 22 de fevereiro. Confira.


1- O que teremos de novidades na edição 2019 do Berbigão do Boca?

A grande novidade do Berbigão do Boca 2019 é sem dúvida a mudança do local de realização, imposta pelas obras de revitalização do Largo da Alfândega. O palco e os pavilhões serão instalados na avenida Paulo Fontes, entre a Praça do Miramar e o Mercado Público. Acho que pode ficar mais confortável e seguro para o público, condições que sempre nos preocupam, pelo número enorme de foliões que participam da festa oficial de abertura do nosso carnaval.

2- A festa abre o carnaval e se consolida a cada ano. Como é ver o Berbigão um patrimônio cultural da cidade?

Orgulha muito a todos nós o crescimento geométrico de público e o reconhecimento da população de que o BeBo faz uma festa diferenciada. Isto levou o então vereador Márcio de Souza a propor um projeto para o tombamento do evento como Patrimônio Cultural Imaterial da cidade. Isto foi aprovado unanimemente porque todos sabem que o BeBo, muito mais que uma festa de carnaval, é uma festa da cidade. A incorporação de elementos do nosso folclore, de nossos usos e costumes, resgatou tradições que estavam em desuso ou esquecidas, além de reverenciar personalidades da cidade infelizmente falecidas que revividas com os maricotões, jamais deixarão de ser lembradas pela cidade. Juntando isto à roupagem carnavalesca que a época impõe, tem-se esta festa diferenciada que o povo abraçou.

3- Este ano será na Paulo Fontes. Muda muito?

A mudança de parte da festa (já que a outra parte permanece acontecendo no Mercado), do Largo da Alfândega para a Paulo Fontes, entendo eu, vai facilitar a saída do Arrastão do Berbigão, desfile apoteótico que encerra a festividade, porque a saída sempre foi complicada e agora, com a banda e alegorias se posicionando naquela igrejinha da esquina da Felipe Schmidt com a rua Deodoro, deverá iniciar com mais fluidez.

4- Sobre os bonecos, teremos em 2019 Túlio Carpes e Alvim em 2020?

Sim. O Túlio, que a grande maioria do público ou não conheceu ou não lembra, era um personagem impagável do nosso carnaval de Blocos de Sujos. Ele usava uma cenografia toda original, fantasiando-se obviamente de mulher, vestido de biquíni, e deitava-se sobre uma toalha, na frente do Palácio Cruz e Sousa, com um guarda-sol, rádio de pilha, bronzeadores (na época não existiam protetores solares) e simulava estar numa de nossas 42 praias, permanecendo nesta pose, fazendo caras e bocas, até o anoitecer. Era uma cena divertidíssima, que fazia multidões pararem para fotografar. Sobre o Alvin Spinosa, ainda é cedo, já que temos diversos nomes para escolher um que será Boneco em 2020. Além dele faleceram o Carlinhos Farias, do Clube do Galfo, que participava assiduamente do BeBo, principalmente do Festival Gastronômico, além do Fernando Bastos, florianopolitano da gema, pessoa generosíssima que representava muito o espírito ilhéu, tendo exercido numerosas funções no cotidiano manezinho, inclusive a boemia, sua maior especialidade, junto com a música. Era exímio cantor. E deve haver outros de similar importância, que serão analisados pela Diretoria para definição.

5- Como será o concurso gastronômico?

concurso gastronômico do Berbigão do Boca, segundo o Beto do Box 32 (ícone na área culinária), resgatou o uso do nosso molusco mais popular nos cardápios dos restaurantes especializados em frutos do mar. A partir de 2004, quando contatamos a Faculdade SENAC de Gastronomia para uma parceria na organização de um festival de comida à base de berbigão, pouca gente achava que daria o fruto que deu, gerando inclusive um livro de receitas, Berbigão do Boca, receitas que fazem história. Hoje a procura é imensa pela inscrição e a qualidade dos pratos apresentados é insuperável. A apresentação e layout permanecem os mesmos, mas aprimoramos a logística, para que se perpetue como uma das atrações da festa.

6- Por fim, quais as orientações aos foliões para o dia 22 de fevereiro?

Alegria desarmada. O brasileiro precisa se divertir muito, curtir a beleza desta terra que Deus nos ofertou, o espírito divertido que colocou em todos nós e a vontade ferrenha de fazer as coisas acontecer. Mas precisa usar isto tudo respeitando o espaço do outro, os valores do outro e as opções que o outro fez na vida. Seguindo esta receita haverá mais concórdia, menos agressões e uma vida mais harmônica entre todos nós. Desarmados, vamos usufruir de tudo com muito mais alegria e a felicidade será muito mais verdadeira. Torcemos muito por isto em 22 de fevereiro e pelo resto das nossas vidas.




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.