Entrevista Maurício dos Anjos

A Escola de Samba Dascuia lançou o enredo para 2020 nessa semana. A agremiação, radicada no Morro do Céu, fará uma homenagem às mulheres do passado, mas a narrativa envolve também as mulheres do presente e do futuro. A matriarca da escola, Valdeonira Silva dos Anjos, está no contexto do enredo cujo o título é: “ YALODES - REFLEXOS DE OXUM”. Os Autores são Edenice Fraga, Beatrice Pinheiro dos Anjos, Márcio de Souza, André Filosofia e Jhean Fábio Nascimento.

O bate-papo na Entrevista de Domingo é com Maurício dos Anjos, presidente da escola. Ele fala da proposta pra 2020, além do espaço conquistado pela Verde e Rosa de Floripa que vai para o sexto ano no Grupo Especial no ano que vem. Confira:

1- E essa proposta para 2020? Como surgiu?

Sempre foi uma vontade nossa homenagear a mãe em vida. Chegou a hora. Ela tem belos serviços prestados à educação, às comunidades, à cultura negra e à cidade. A força da mulher na luta pela conquista de espaço vem de longa data. Algumas mulheres destacam-se quando a batalha travada é pela liberdade, pelo respeito ao povo negro e contra o racismo que desde a época do colonialismo deixa as suas cicatrizes. Nesse universo de guerreiras destacamos a luta das mulheres negras, as quais chamamos de yalodes ou lyalodé.

2- Neste contexto de enredo afro, é possível fazer um carnaval mais econômico?

 O carnaval nunca será econômico, pelos motivos que enfrentamos para botar as escolas na rua. As dificuldades existem mas a união da escola e da comunidade vai contribuir para que superemos os obstáculos. Enredo afro mexe com a cultura do samba mas mesmo assim gera despesas.

3- A Dascuia vem se firmando no Grupo Especial. Já foram 5 desfiles na elite. O que isso representa?

A cada ano, muita superação. A Dascuia cresceu pois se manteve firme nos seus propósitos. Temos história no Samba, a começar pelo meu pai que foi dirigente das duas agremiações mais antigas: Os Protegidos da Princesa e Embaixada Copa Lord. Esse legado foi muito importante para lutarmos pela escola que leva o nome dele.

4- E título? Já se pensa nele após este período de adaptação? 

Sempre trabalhamos para isso e vamos continuar focados. Só  lembrando que todas as agremiações já são campeãs pelo fato de irem pra avenida, com aquele esforço de colocar os componentes e a estrutura na pista. Mas a nossa hora vai chegar, com certeza. Com o pé no chão teremos o nosso tão sonhado campeonato.

5- Nos conte sobre o projeto Dascuia do Futuro lançado esta semana

O Projeto Dascuia do Futuro vai atender crianças e adultos das comunidades de Florianópolis, com as seguintes Oficinas: Bateria  e Percussão, Samba no Pé e Escolinha de Mestre-Sala e Porta-Bandeira. As oficinas terão início a partir da segunda quinzena de julho e acontecerão na Passarela do Samba e na sede da Escola localizada no Morro do Céu. O Projeto, além de passar um pouco da nossa Cultura no Carnaval, servirá alimentação aos participantes e atendimento de Serviço Social para os familiares que precisarem.

6- Por fim, que mensagem final fica para a comunidade da escola e para os amantes do carnaval?

A nossa mensagem é simples. Unidade social e respeito à cultura do Carnaval. O samba resiste e as comunidades de Floripa cultivam essa semente desde os anos 40. A Dascuia é jovem, novata, mas tem um histórico no samba. Pedimos a todos que acreditem no nosso trabalho e que preservem essa paixão nacional chamada carnaval.





Um comentário:

  1. Grande Maurício. Simplicidade em pessoa. Ele nem vai lembrar, mas sem nos conhecer E sem pedir nada em troca nos ajudou muito em 2016. Obrigado. Sucesso sempre!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.